Seguidores

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os Principais Problemas Ambientais

   A destruição da flora e fauna nativas  tem como principais causas o avanço das áreas urbanas, atividades agropecuárias  e os incêndios florestais . Isso têm dizimado espécies animais típicas do continente, como o lince e o bisonte europeu. 
   Outro problema ambiental na  Europa é a desertificação :  processo de degradação do solo causado por recorrentes  incêndios e pela ação humana. Esse problema tem atingido o sul da Europa, exterminando grandes áreas florestais .
Chuva ácida  :  o uso de combustíveis fósseis, sobretudo o carvão, contribui para a emissão e formação de gases na atmosfera, principalmente o dióxido de enxofre  . Em contato com o ar e o vapor d’água presentes na atmosfera, esses compostos formam soluções ácidas que, com as chuvas, podem provocar muitos problemas, como morte de plâncton e peixes nos lagos e  a erosão de peças de arte (estátuas) expostas ao ar livre. 
   Recursos pesqueiros  –  bastante concentrada no Mediterrâneo e no Oceano Atlântico a pesca tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes como o bacalhau .
   Usinas termonucleares  –  Na França, por exemplo, cerca de 80% da energia consumida no país é proveniente de reatores nucleares. Os resíduos nucleares são armazenados em caixas de concreto e depositados no fundo dos oceanos, podendo futuramente contaminar o ambiente . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário